Chegando o verão as mulheres nunca estão satisfeitas com seus corpos, tem sempre um kilinho ali e outro aqui para perder, e a meta é sempre aquele corpo das modelos das revistas, mas será que você sabe qual é o seu peso ideal? A questão do peso ideal não está ligada apenas com um problema de estética, mas também de saúde. Uma forma conhecida para saber se você está no seu peso ideal ou não é encontrar o seu IMC – conhecido também como Índice de Massa Corporal. A fórmula para descobrir qual é o valor do seu IMC é dividir o seu peso pelo quadrado da sua altura.

Por exemplo, uma mulher com idade de 33 anos e pesa 70kg e possui 1.70 de altura vai ter um IMC de 24,2:

70 quilos dividido por 1.70 x 1.70 = Resultado 24,2

Ou seja, de acordo com a tabela do IMC, que vamos conferir abaixo, você pode conferir se o seu nível de IMC está adequado. Confira a tabela do IMC a seguir:

Abaixo de 17: Muito abaixo do peso

Entre 17 e 18,49: Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,99: Peso normal

Entre 25 e 29,99: Acima do peso

Entre 30 e 34,99: Obesidade

Entre 35 e 39,99: Obesidade II (Severa)

Acima de 40: Obesidade III (Mórbida)

Além disso existe a medida da Proporção entre Cintura e Quadril (PCQ) que é usada para determinar quanta gordura está sendo depositada em seu corpo. Acredita-se que essa medida é mais confiável para avaliar problemas de saúde do que o IMC, pois sabe-se que diversas doenças cardíacas são causadas pelo acúmulo de gordura na região abdominal.

O cálculo da PCQ também é simples. Basta dividir a medida da sua cintura pela medida dos quadris. Para as mulheres, o resultado não deve estar acima de 0,85, para os homens, o valor não deve ultrapassar 0,90. Quanto mais essa proporção passar os valores de referência, maiores os riscos de doenças cardíacas e de outros problemas de saúde. Para medir a cintura, não aperte a fita métrica nem prenda o ar em seu estômago. Para isso expire lentamente. Nos quadril, meça a parte mais larga.

Exemplo: uma mulher com 89 cm de cintura e 104 cm de quadril está dentro da escala normal da PCQ, pois 89 dividido por 104 = 0,85

Além disso tem uma tabelinha para as mulheres verem seu peso ideal conforme idade e altura:

,clipping todamulher.com.br

Veja também:

Posts relacionados:

Indique/Compartilhe Comente

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>