Praia, piscina, sol, muito sol e ….MANCHAS!!!

Todas nós já nos e paramos com essa difícil realidade: O sol é o grande culpado por essas manchas no rosto e no corpo. Ele se une a outros fatores, como hereditariedade e alterações hormonais, e estimula a produção de melanina, muitas vezes de forma desordenada. Daí a pele vira palco para quatro tipos de mancha:

MELASMAS (OU CLOASMAS)
São manchas castanhas que surgem no rosto e têm formato que lembra um mapa. Geralmente estão relacionadas a alterações hormonais (gravidez, uso de anticoncepcional) ou a algum medicamento.Na gravidez elas aparecem geralmente após o segundo trimestre.

SARDAS
Aparecem mais no rosto e no colo de peles claras e jovens. Em geral a causa é genética.As peles brancas possuem mais sardas e pintinhas que podem escurecer ou aumentar devido à exposição solar, porém não escapam das manchas marrons.

MELANOSES ACTINICAS
Também chamadas de manchas senis, são pintas claras ou amarronzadas que surgem nas mãos, nos braços, no colo e no rosto de pessoas mais velhas ou que tomaram muito sol. É comum na pele clara, mas pode atingir também as mais escuras.Elas ocorrem devido ao efeito cumulativo e crônico da radiação UV e aparecem mais em áreas como face e mãos, que são regiões muito expostas. Ainda quando a pele é exposta cronicamente ao sol, torna-se áspera, espessa, amarelada, seca e com pigmentações acastanhadas e esbranquiçadas,

MANCHAS BRANCAS

Surgem mais no corpo do que no rosto (pernas e braços, principalmente).A melhor forma de prevenir é através de uma proteção solar eficiente. Além disso, quem costuma desenvolver o problema deve manter sempre a pele hidratada, especialmente após a exposição solar. Então valem as dicas que a gente costuma dar para quem tem a pele ressecada: banhos rápidos e mornos, pouco ou nenhum sabonete (se for usar dar preferência aos sabonetes líquidos e neutros, que na verdade têm o mesmo pH dos não-neutros mas possui menos substâncias irritantes como fragrâncias) e cremes hidratantes ao acordar, antes de dormir e depois do banho ou da exposição solar. Cremes com corticóides ou ácido salicílico não tem poder superior aos hidratantes e portanto não devem ser usados para tratar essas manchas.

VEJA COMO SE LIVRAR DELAS

Filtro Solar
No caso de manchas na pele causadas pela excessiva exposição ao sol, o uso de um bom filtro solar com um alto fator de proteção é o melhor caminho para prevenção e também para o tratamento desse tipo de mancha.

CREMES
São os tratamentos mais suaves. Não removem manchas profundas, mas clareiam as superficiais. Contêm substâncias em concentrações baixas: o efeito é menor, mas as reações adversas também caem.

FÓRMULAS
Prescritas pelos dermatologistas, são muito eficientes. As substâncias mais usadas são ácido kójico, ácido azelaico, ácido fítico, ácido glicólico, retinol, retinaldeído, vitamina C e hidroquinona ­ considerada a mais eficaz entre todas, mas com a desvantagem de muitas pessoas serem alérgicas a ela.

AMELAN
Faz sucesso nos consultórios médicos. Mistura em baixas concentrações substâncias que tradicionalmente já eram usadas para tratar manchas .Reduz até 90% das manchas superficiais e recentes e até 60% das profundas e antigas.

SKIN WHITENING COMPLEX
Uma mistura de substâncias fitoterápicas, como semente de arroz e uva, também é bastante receitada.
SUPER TRATAMENTOS
São os tratamentos feitos com laser e peelings. Eles removem manchas mais profundas. O número de sessões depende das condições da pele de cada paciente.

NITROGÊNIO LÍQUIDO
Um dos mais antigos tratamentos para manchas senis. É aplicado no corpo ou no rosto para destruir os melanócitos que produzem melanina em excesso.
NOVIDADES
Duas novas descobertas chegaram recentemente para reforçar o arsenal tira-manchas.

LICORICE
Substância derivada de uma planta alemã, pode ser usada em qualquer tipo de mancha escura.

B-CLEAR
Essa fonte de luz (como o laser) parece ser promissora no tratamento de manchas brancas. Trata-se de um aparelho que emite raios ultravioleta B ­ a radiação do sol responsável pelo bronzeamento e também usada em câmaras de bronzear.

DICAS CASEIRAS PARA TIRAR MANCHAS:
Para manchas NO ROSTO ; use água oxigenada (10 volumes). Todas as noites, quando você for dormir, molhe um algodão com ela e te uns “toques” na mancha que você deseje sumir e se você for constante no tratamento, irá ver ótimos resultados.

PARA manchas na pele em geral; coloque óleo de oliva puro todas as noites nas manchas nefastas. Deixe o óleo até o outro dia e lave a pele. Este tratamento também necessita que seja constante para obter bons resultados.

PARA as manchas deixadas pelo acne; você deverá colocar um pouco de flocos de aveia em um copo e misturá-los com água natural. O truque está em deixá-las amolecer e assim obter um creme. Use este preparado para limpar a sua pele, esfregando-a com o creme. Deixe o creme uns minutos na sua pele, ele irá secar um pouco. Lave-o com água fria e pronto. Pouco a pouco as suas manchas dirão tchau, tchau!

Siga-nos no Instagram

FONTE: http://www.outramedicina.com

Veja também:

Posts relacionados:

Indique/Compartilhe 19 Comentários

19 respostas a COMO TRATAR AS MANCHAS DE SOL?

  1. Pingback: uberVU - social comments

  2. zelia disse:

    muito bom artigo, vou por em prática a receitinha do óleo e águia oxigenada.

  3. Bom artigo! Talvez eu utilize alguns trechos no meu site e colocarei um link para o seu nos créditos ok?
    Obrigado pela excelente fonte de informação!

  4. paty disse:

    affffffffff ja tentei a da aveia e naum deu certo okk mentirosaas

  5. LAURA P. VIEIRA disse:

    Q SITE MANEIRO I COM DICAS MTO LEGAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ADOREIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. cristal disse:

    tenho muitas mancahas na pele das mãos e dos braços,não gosto delas de jeito nenhum.Vou tentar o azeito puro,apartir de hoje,domingo dia 15 de abril de 2012. Obtendo resultado,escreverei.O que mais quero,é ter as minhas mãos e braços sem manchas.

    • luiz carlos silva disse:

      tenho muitas maachas escuras nos braços, as vezes elas estoram e sagram passei varios tipos de protetor solar mas não adiantou, o que devo fazer, espero que vovês me ajudem muito obrigado abraços

  7. maria aparecida Ferrolli disse:

    tenho 77anos e a minha mãos e braço são cheio de macha marrom isso me ecomoda muito vou tentar o azeite tomara que de certo

  8. renata disse:

    OLHA GENTE FIQUEI TRABALHANDO NA RUA E FIQUEI EXPOSTA AO SOL QUE CAUSO MANCHAS ESCURAS NO BRAÇOS E NA PERNAMUITO FEIO ESSAS MANCHAS MAS VOU TENTAR O AZEITE DE OLIVA. SE DER CERTO VOU POSTAR PRA VCS. TOMAREM QUE DE CERTO.

  9. Alice disse:

    tenho 48 anos e ha muitos anos tenho manchas grandes escuras em toda parte de cima das costas.tenho vergonha de usar roupa decotada porque as manchas parecem ser de sujo, mas esfrego a bucha vegetal com sabonete todos os dias e nao sai as manchas. sera’ tem como remover essas manchas? obrigada.

  10. Josefina Medsen disse:

    ameeeeeeeeeeiiii vou testar

  11. wesley disse:

    tenho manchas escamosas no rosto como faço para acabar com elas?

  12. Regina M. Beltramelli disse:

    Tenho mancha escura no rosto que me incomoda muito, tomei muito sol quando era jovem. Vou começar a usar água oxigenada todas as noites nas manchas. Se elas sumirem volto a escrever. Adorei a dica. Bjs.

  13. marcia disse:

    tenho macha no rosto todo marca de sol, ja tentei passar muitos creme, mas as macha volta oque eu faço? quero um creme bom para acabar essas macha…

  14. Olá eu uso a hidroquinona com acido gricolico, some todas as manchas em poucos dias porem, volta assim que se espoe ao sol mesmo com protetor fator 50.

  15. rafaela duarte disse:

    gostei das dicas espero que funcionem …
    tenho manchas perto das axilas que nao me deixam usar regatas elas sao mais escuras que minha pele e isso me encomoda muito vou usar azeite de oliva se melhorar volto a escrever e recomendar , bjs e obrigado.

  16. Vanda Lucia Silva de Oliveira disse:

    Tenho manchas brancas nos braços e mãos, o que devo usar, estou com 63 anos e fiz menopausa ao 40 anos, na minha juventude não usava protetor solar ficava exposta ao sol por várias horas só agora que percebo a agressividade do sol. Vanda

  17. Wania Bittencourt Ibraim Miled disse:

    Adorei! Vou fazer nas mãos e nos braços. Mandarei noticias do resultado.

  18. Sara disse:

    A dermatologista aplicou nitrogenio no rosto, onde tinha uma mancha fraquinha. Causou-me um problema enorme, duas manchas vermelhas enormes, maiores que as manchinhas e mais visiveis. Agora estou tratando com acido vários meses e não está resolvendo o problema, cada vez mais vermelho e maior.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>